quarta-feira, 27 de novembro de 2013

O maior parque de diversões do país


A Diverlandia, o maior parque de diversões do país, estará instalado na FIL (Feira Internacional de Lisboa), entre 30 de Novembro e 5 de Janeiro.

Estarão disponíveis vários equipamentos, como carrosséis, trampolins, carrinhos de choque e montanha- russa. Ao todo serão 10 mil metros quadrados, ocupados pelas várias diversões. A entrada é gratuita. O parque estará aberto entre as 15h- 23h.

Ao mesmo tempo, estarão a decorrer, nos outros pavilhões, a Feira de Natal de Lisboa e a FIL Outlet.

Pedro Emídio 


Ainda não pôs “gosto” na página, do facebook: O (Meu) Café da Esquina? 

Twitter: @PeterlvKG

sábado, 23 de novembro de 2013

Manuel Luís Goucha reage à nomeação da colega

Como já foi noticiado, neste blogue, Cristina Ferreira foi nomeada Directora de conteúdos não informativos da TVI, começando a exercer a sua função no próximo dia 1 de Dezembro.
O seu “profissionalismo e determinação”, foram reconhecidos pela estação, que lhe confiou o seu primeiro programa a solo: Dança Com As Estrelas. Programa este, que se revelou um sucesso de audiências.

O seu companheiro das manhãs, Manuel Luís Goucha, foi o primeiro a reagir a esta nomeação, através do seu mural no facebook: “Quando um dia me disse que havia de trabalhar comigo, terei pensado: ” a miúda é parva!”, não imaginando que assim é há quase dez anos. Já quando me dizia: ” um dia hei-de ser directora”, eu sabia que esse dia haveria de chegar, fruto do trabalho e da tenacidade. Chegou hoje. Parabéns Cristina. E até segunda-feira, senhora directora”.

Pedro Emídio

  Ainda não pôs “gosto” na página, do facebook: O (Meu) Café da Esquina? 

Twitter: @PeterlvKG

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Cristina Ferreira é novo membro da Direcção da TVI

A apresentadora de 36 anos é a nova Directora de conteúdos não informativos da TVI, começando a exercer o cargo a partir do dia 1 de Dezembro.

A informação foi apresentada pela própria TVI que referiu “ comunicadora nata, Cristina Ferreira sempre demonstrou grande profissionalismo, determinação e criatividade em tudo o que faz”.
Cristina acumula assim mais um cargo aos vários que desempenha: apresentadora, empresária, bloguer e, mais recentemente, designer e escritora.

Recorde que Cristina estreou-se como apresentadora em 2004, ao lado de Manuel Luís Goucha, na primeira emissão do Você na TV. Programa que se tornou líder de audiências, onde a mesma ainda se encontra. 

Pedro Emídio

 Ainda não pôs “gosto” na página, do facebook: O (Meu) Café da Esquina? 
Twitter: @PeterlvKG

Volkswagen carocha em madeira

Momir Bojic de 60 anos, ex-trabalhador de uma das fábricas da Volkswagen, construiu um carocha de madeira, com a ajuda da sua mulher.

«Ia fazer tudo sozinho, mas quando a minha mulher viu o esforço envolvido, disse que eu era louco por tentar fazer tudo sem ajuda», afirmou Momir.

Todo o trabalho foi realizado na oficina doméstica do casal. Este exemplar foi desenhado e esculpido em madeira, o processo demorou 18 meses.

A carroçaria foi a parte mais trabalhosa, pois envolveu a criação de milhares de pequenos mosaicos, envolvendo, cada um destes, 23 procedimentos distintos. Estes mosaicos tiveram a intenção de replicar os telhados da terra natal de Bojic, Bósnia Herzegovina.


Pedro Emídio 

  Ainda não pôs “gosto” na página, do facebook: O (Meu) Café da Esquina? 
Twitter: @PeterlvKG


quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Cinema Odeon dará lugar a um centro comercial

Foi confirmada a aprovação do projecto de reabilitação do cinema Odeon, pela Câmara Municipal de Lisboa. Este projecto prevê a demolição parcial do edifício, de modo a ficarem apenas a fachada e alguns elementos marcantes, do interior.

Este prevê ainda a instalação de espaços comerciais, biblioteca/ livraria e espaços para exposições. Para além da fachada, do antigo cinema, será aproveitado o tecto de madeira e parte da boca de cena, como referiu à agência Lusa, a Direcção Municipal de Urbanismo.
Já circula na Internet uma petição contra esta demolição, sugerindo uma recuperação ao estilo da que foi feita no Le Louxor, em Paris.

O cinema Odeon data de 1927, sendo considerado a sala de cinema com mais história em Lisboa, tendo alusões ao período de Arte Déco. Este cinema encontrava-se à venda, desde meados da década de 1990.


Pedro Emídio 

  Ainda não pôs “gosto” na página, do facebook: O (Meu) Café da Esquina? 
Twitter: @PeterlvKG
                                          

terça-feira, 19 de novembro de 2013

Já sabia ?

De certo que já ouviu falar de Adolf Hitler, ditador Alemão, líder do Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães. Conhecido pelas suas posições racistas e anti-semitas, Hitler mandou milhões de judeus para os campos de concentração, onde acabaram por morrer nas câmaras de gás.

No entanto, existem factos sobre este ditador que a maioria das pessoas desconhece. Confira a seguinte lista, com alguns deles:

1. Era Vegetariano
2. Os seu género de filmes favoritos era a comédia
3. Sonhou em ser pintor, mas não foi aceite na Academia de Belas Artes, em Viena
4. Devido à sua baixa estatura, obrigava que todas as câmaras o filmassem ou fotografassem de baixo para cima, de modo a parecer maior
5. Detestava exercício físico
6. Adorava as óperas de Wagner
7. Nunca tirava o casaco, em público, independentemente do calor que estivesse;
8. Escreveu um livro, chamado Mein Kamft

Pedro Emídio 

Ainda não pôs “gosto” na página, do facebook: O (Meu) Café da Esquina? 
Twitter: @PeterlvKG



sexta-feira, 15 de novembro de 2013

À procura do MasterChef português


Depois de passar pela RTP, o MasterChef regressa à televisão, mas desta vez na TVI. As inscrições já começaram. Os candidatos têm de ser amadores, no entanto têm de possuir um dom para a cozinha. A estação vai começar com a selecção dos pré-candidatos que, depois de passarem um casting final, têm acesso ao programa.

O formato terá como anfitrião Manuel Luís Goucha, que se estreou na estação pública como cozinheiro, tornando-se mais tarde o rosto das manhãs, onde já permanece há vinte anos.
O MasterChef já foi produzido em vários países, tendo sido, na maioria dos casos, um sucesso de audiências.
Pedro Emídio

  Ainda não pôs “gosto” na página, do facebook: O (Meu) Café da Esquina? 

Twitter: @PeterlvKG

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Cristina entre os tachos

No dia 13 de Novembro, realizou-se, na Fnac Colombo, a apresentação do livro Deliciosa Cristina. Um livro de receitas, elaborado pela apresentadora Cristina Ferreira. 
A apresentação iniciou-se por volta das 19 horas. A sala estava cheia, para receber a estrela da TVI.

Com uma postura simples e sorriso aberto, Cristina conquistou a sala. Levou mesmo às lágrimas uma das pessoas presentes, que viajou, de propósito, da Suíça, para estar no lançamento do livro. A apresentadora parou o seu discurso e dirigiu-se à fã, para lhe agradecer pela viagem que esta fez, só para a ver.

Após a breve apresentação, seguiu-se a sessão de autógrafos. Mais uma vez, a apresentadora mostrou a sua disponibilidade, ao assinar dezenas de livros e ao tirar todas as fotos que lhe pediram. Para além disto, ainda trocou umas palavras com cada pessoa que se dirigiu a ela.

Deliciosa Cristina não é apenas um livro de receitas. O livro encontra-se repleto de fotos e frases. Há muito de Cristina Ferreira naquelas páginas. Do bitoque à sopa, dos travesseiros às massas. Delicie-se com este livro.

Pedro Emídio




  Ainda não pôs “gosto” na página, do facebook: O (Meu) Café da Esquina? 
Twitter: @PeterlvKG





terça-feira, 12 de novembro de 2013

A Gaiola Dourada chega ao MOMA

No âmbito da semana da imigração, o filme de Ruben Alves será exibido no Museu de Arte Moderna de Nova Iorque (MOMA), entre Março e Abril de 2014.
A notícia foi avançada pelo próprio realizador, durante uma conferência sobre cultura e novas tendências, em Portugal.

A Gaiola Dourada já é um dos filmes mais vistos em Portugal, desde 2004, superando vários blockbusters, como as sagas Harry Potter e Twilight.
O filme que, nos principais papéis, conta com Rita Blanco, Joaquim de Almeida e Maria Vieira, conta a história de dois imigrantes portugueses, Maria e José, que moram num prédio da segunda metade do século XIX.

Maria é a porteira do prédio, José é um trabalhador da construção civil, com o passar dos anos, ambos tornaram-se indispensáveis para os seus chefes.  A certa altura surge a oportunidade dos dois imigrantes regressarem ao seu país e aí se inicia o auge do filme, a reacção da comunidade envolvente e a de José e Maria, face às acções que a mesma toma, para os manter no país.  

A Gaiola Dourada é uma comédia que exalta e homenageia o povo português, em especial a comunidade portuguesa em França, e as suas qualidades enquanto trabalhadores. No entanto, faz também um alerta, aos mesmos, através do lema: “Trop bon, trop con” (muito bom, muito parvo).


Pedro Emídio
  Ainda não pôs “gosto” na página, do facebook: O (Meu) Café da Esquina? 

Twitter: @PeterlvKG

domingo, 10 de novembro de 2013

Blaya: Superfresh



Blaya, bailarina e vocalista dos Buraka Som Sistema, estreou-se a solo com: Superfresh, desafio feito por Henrique Amaro e Branko. Um EP com cinco canções e dois Remixes, que resultam de várias colaborações, como: Agir; Xão e Regula. 

Superfresh é uma viagem entre ritmos, do Funk ao R&B, passando pelo Hip Hop. O público começou a render-se a este projecto, especialmente, após as energéticas actuações, ao vivo, no Festival Alive e na discoteca Lux.  

Deste EP, destaco as faixas Fatela e G.O.D. 
Fatela é uma canção contagiante. Aos primeiros segundos é impossível não começar a ter vontade de dançar. Fala de inveja, das pessoas que se querem destacar a qualquer custo, mesmo que seja da pior forma, aproveitando-se dos outros para isso. Para estas, Blaya diz: “É Fatela Oh hoo Oooh”. 

G.O.D. ganhou, recentemente, uma versão acústica, que destaca, ainda mais do que a versão original, o potencial da letra. Fala de relações e de amor.

Tanto uma como outra, embora com estilos diferentes, seria uma boa opção para segundo single, sendo o primeiro, o que deu o nome ao EP.
A continuar assim, vamos ouvir falar da Blaya por muitos mais anos.

Nota: 8.5 / 10
Pedro Emídio

Ainda não pôs “gosto” na página, do facebook: O (Meu) Café da Esquina? 
Twitter: @PeterlvKG

Direitos sobre a foto: Blaya




sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Portugal regressa à Eurovisão

A RTP confirmou a presença portuguesa, no próximo Festival Eurovisão da Canção. Este irá realizar-se entre 6 e 10 de Maio, do próximo ano, em Copenhaga, Dinamarca.

Na última edição, que se realizou na Suécia, Portugal não participou, devido aos ajustamentos que estavam a ser feitos na estação pública.

José Poiares, chefe da delegação portuguesa, em declarações ao ESCPortugal, confirmou a presença de um concorrente português no evento. No entanto, ainda não foram avançadas informações sobre o processo de escolha do participante. Este poderá ser através do habitual Festival RTP da canção ou de uma escolha interna, feita pela estação em causa.
Recorde algumas participações portuguesas, neste festival, através dos seguintes links:


Pedro Emídio
  Ainda não pôs “gosto” na página, do facebook: O (Meu) Café da Esquina? 

Twitter: @PeterlvKG

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Uma tatuagem que muda diariamente

Patrick Yurick (E.U.A.) fez a sua primeira tatuagem aos trinta anos. Segundo o mesmo, não a fez antes porque nunca soube ao certo que imagem escolher. Para além disto, este considera que estar casado com um único design iria ser difícil. Isto porque a tatuagem que escolheu, pode ser alterada diariamente.

Patrick decidiu tatuar no seu braço quatro quadrados, em branco. Com este espaço constrói, todos os dias, uma banda desenhada diferente.
Todas as tiras que desenha são fotografadas e postadas, no seu tumblr: "My Arm the Comic".

Apesar de saber desenhar com as duas mãos, o Californiano escolheu tatuar o braço direito, porque considera que a sua mão esquerda não é tão perfeita quanto a direita.
Cada trabalho leva entre dez a quinze minutos, para estar terminado. Este considera que o processo o ajuda a “libertar a criatividade”.

O ilustrador espera reunir os seus melhores cinquenta trabalhos e, com eles, fazer um livro.

Pedro Emídio

Ainda não pôs “gosto” na página, do facebook: O (Meu) Café da Esquina? 

Twitter: @PeterlvKG 

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

"Deliciosa Cristina"

Cristina Ferreira acaba de render-se a um novo projecto. Chegou ontem às bancas o seu primeiro livro: Deliciosa Cristina. Um livro de culinária que “ não é para quem quer ser chefe de cozinha, é para quem quer ser chefe de família”, como a apresentadora afirma.

“Sou uma grande provadora” é a frase que se destaca da introdução. Neste livro para além de receitas fáceis e rápidas, que utilizam ingredientes simples, encontra o outro lado de Cristina, visto através das várias fotos que ilustram o livro, às quais o público já teve acesso, através do blogue Daily Cristina.

O objectivo é “você fazer, em casa, receitas com aquilo que tem na dispensa”, como foi anunciado, ontem, no programa Você na TV.  Deliciosa Cristina encontra-se organizado de uma forma muito específica, muito ligada à estrela da TVI. Visto isto, não espere ver capítulos como: pratos de carne, sobremesas …

A apresentação será hoje. Cristina Ferreira conta com a companhia de sete pessoas, que a mesma convidou, a quem irá lançar desafios relacionados com as receitas que apresenta no livro. Os convidados serão Manuel Luís Goucha, Fernanda Serrano, Nuno Eiró, João Paulo Rodrigues, Iva Domingues, Leonor Poeiras e Cifrão. Delicie-se com este livro.  

Pedro Emídio
  Ainda não pôs “gosto” na página, do facebook: O (Meu) Café da Esquina? 

Twitter: @PeterlvKG

terça-feira, 5 de novembro de 2013

Cacifos Solidários

Os cacifos solidários resultam de uma pareceria entre a Câmara de Lisboa e a Associação Conversa Amiga. Desta pareceria resultam a atribuição de doze cacifos a pessoas sem-abrigo, para que estes possam guardar os seus pertences.
A utilização dos mesmos obedece à aceitação de duas condições: manter o espaço limpo e aceitarem ser seguidos pela associação em questão. Os cacifos foram instalados no jardim da Igreja de Arroios, em Lisboa. A associação espera que este projecto se possa estender a mais zonas da capital e até do país. Isto acontecerá caso, no período de um ano, os mesmos resistam ao vandalismo.
A Associação Conversa Amiga é uma instituição de solidariedade, que actua contra a exclusão social e a solidão. 
Estes equipamentos, são feitos em metal e custaram doze mil euros à Câmara Municipal de Lisboa. Em Arroios, as opiniões dividem-se entre aqueles que apoiam a instalação dos cacifos e aqueles que preferiam que a verba tivesse sido utilizada noutro projecto.

Pedro Emídio

Ainda não pôs “gosto” na página, do facebook: O (Meu) Café da Esquina? 
Twitter: @PeterlvKG



segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Os Últimos Dois

O filme Diana conta a história da Princesa de Gales. Os últimos dois anos da sua vida e os seus últimos dois companheiros.
A divorciar-se de Charles, Diana divide o seu tempo entre as actividades beneficentes a que se dedica e os seus filhos, que vê de mês a mês.

Certo dia, ao visitar um amigo, no hospital, conhece o Dr. Hasnat Khan, que desde o inicio a surpreendeu, ao não tratá-la como uma princesa, mas sim como uma pessoa dita normal. Diana e Hasnat continuaram a manter-se em contacto, inicialmente para a Princesa ficar a conhecer o hospital, mas, mais tarde, os dois envolveram-se. O relacionamento manteve sempre um cariz discreto, devido à vontade do médico em manter-se no anonimato.

A relação terminou, poucos meses antes do acidente que vitimou Diana e Dodi Fayed, com o qual a princesa mantinha um relacionamento na altura.
O filme peca por se cingir aos últimos dois anos de vida de Lady Di, bem como aos seus relacionamentos. Este facto dá-nos a ideia de que estamos a ver um romance dramático e não uma biografia. Deveria ter sido pensado ao estilo do filme Iron Lady. 

Nota: 5.5 /10
Pedro Emídio

Ainda não pôs “gosto” na página, do facebook: O (Meu) Café da Esquina? 
Twitter: @PeterlvKG



domingo, 3 de novembro de 2013

Um furacão chamado Simone



No passado dia 31 de Outubro, realizou-se, na Fnac Chiado, a apresentação do livro: “Força de Viver”. Biografia da artista Simone de Oliveira, escrita pela jornalista Patrícia Reis.
A apresentação, a cargo de Luísa Castel- Branco, iniciou-se pouco depois das 19h, com a sala cheia.

Quando abrimos o livro, no primeiro capítulo, deparamo-nos com este excerto: “Sou a Simone e canto cantigas. Hoje estou quase a atingir a fase da raiva. Sinto uma total incompreensão face a muitas coisas que se passam à minha volta.”
Esta não é uma biografia tradicional, que se inicia com: de seu nome… nasceu em… Não. É a biografia de Simone de Macedo e Oliveira, por isso não poderia ser igual à dos outros.
Durante a apresentação, os ouvintes ficaram a conhecer alguns factos sobre a artista, que muitos desconheciam. Vive no seu “Pombal”, mas durante muitos anos sonhou ter uma casa com piscina. Hoje em dia, diz que, pelo menos, se for à janela, tem a vista para a piscina do condomínio da frente. Durante muitos anos, foi vista como um mau exemplo, pois nasceu livre, mesmo quando não havia liberdade. “Desafia regras, arrisca o coração, enfrenta doenças e até teve uma ficha na PIDE”.
Um trabalho notável feito por Patrícia Reis. Fruto de várias conversas, horas que passou em conjunto com a artista. Onde partilharam histórias, gargalhadas, stress e até chocolates, como ambas referiram ao longo da apresentação.

Irreverente, humilde, dotada de uma inteligência e sabedoria que não vêm nos livros. Simone, como foi dito por Luísa Castel-Branco, tal como Eusébio, “não precisa de apelido” só existe uma. Uma vida fascinante, com momentos bons e maus. Uma carreira como existe poucas, em Portugal. Força de Viver, é a história da Diva portuguesa, que nunca o quis ser ou se considera como tal. Os seus amores e desamores. As gargalhadas e as lágrimas. Simone será sempre a eterna Desfolhada.

Pedro Emídio

Ainda não pôs “gosto” na página, do facebook: O (Meu) Café da Esquina? 
Twitter: @PeterlvKG


sábado, 2 de novembro de 2013

“A Verdade em Televisão “

“Cristina Ferreira, 27 anos, do signo virgem, 1.70m” foi assim que se apresentou, em 2004, ao lado de Manuel Luís Goucha, na estreia do programa Você na TV. Passaram-se 9 anos e o programa é o líder das manhãs. 
Hoje em dia, acumula vários projectos. Para além do programa, tem o Daily Cristina, um blogue pessoal, a loja de roupa Casiraghi Forever e, mais recentemente, desenhou uma linha de sapatos para a marca Hush Puppies. A sua postura é natural, encara a vida com um sorriso. Defende, desde o primeiro dia, a “verdade em televisão” e não recusa um novo desafio.
Cristina foi, desde sempre, aplicada. Boa aluna, licenciou-se em Ciências da Comunicação porque queria ser jornalista, mas mais tarde acabou por perceber que a formalidade da profissão a impedia de brincar. Após terminar o curso, iniciou um estágio na RTP, no programa “Regiões” e mais tarde, devido às suas habilitações, tornou-se professora de História. Profissão que exerceu durante dois anos. Após isto, frequentou um curso de televisão, onde teve Júlia Pinheiro e Manuel Luís Goucha, como professores. No mesmo curso, chegou a dizer a Goucha que um dia iriam trabalhar juntos, o que acabou mesmo por se confirmar, alguns anos mais tarde.
Júlia Pinheiro apostou no seu potencial. Já na TVI, fez vários directos para os programas Diário da Manhã e Big Brother. 
Alguns anos depois, a par do talk show, exibido, em directo, durante a semana, estreou-se em horário nobre com o programa de jovens talentos Uma Canção Para Ti. Posteriormente, apresentou A Tua Cara Não Me É Estranha, ambos ao lado do seu companheiro das manhãs.
O seu primeiro programa a solo, que terminou recentemente, Dança com as Estrelas, prometeu e pôs Portugal a Dançar, como comprovam as audiências. Pelo que o seu regresso é um dado quase garantido. 
Cristina Maria Jorge Ferreira nasceu em Torres Vedras, a 9 de Setembro de 1977. Passados 36 anos, é mãe, apresentadora, empresária, bloguer e designer. Nasceu loira, hoje é morena e já foi ruiva. Este ano foi eleita, pela segunda vez consecutiva, Mulher mais sexy de Portugal. Ri-se e faz rir. Canta para animar, dança para entreter. De sorriso contagiante e alegria inesgotável, já conquistou Portugal e arredores, como provam os mais de 750 mil gostos, na sua página do Facebook . E isto é apenas o inicio de uma carreira promissora. Parabéns Cristina!  

Pedro Emídio

Fotos: Daily Cristina

 Ainda não pôs “gosto” na página, do facebook: O (Meu) Café da Esquina? 
Twitter: @PeterlvKG


sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Bem-vindo ao (Meu) Café da Esquina


O (Meu) Café da Esquina é um blogue que pretende estar atento aos temas da actualidade e apresentar as suas próprias histórias, tendo sempre atenção aos critérios do bom jornalismo. No entanto, poderá encontrar não só reportagens, entrevistas e notícias, mas também reviews de filmes, CDs, livros, bem como outros textos, mais ligados à opinião pessoal. Este é um blogue que será actualizado com bastante frequência, onde você é convidado a fazer sugestões para futuros trabalhos, bem como a apresentar a sua opinião, face aos textos que lê.
O Café é um lugar nato de convívio, troca de informações e conversas sobre a actualidade. É isto que este blogue pretende ser, um espaço, online, que passe a fazer parte das suas visitas diárias.
O (Meu) Café da Esquina, foi criado para eu poder divulgar o meu trabalho, aquilo que gosto de fazer e abordar, poder colaborar com outras pessoas que partilhem este gosto pela escrita, bem como, ao mesmo tempo, poder aperfeiçoar esta técnica.   
Feitas as apresentações, entre e sente-se. Faça deste o seu café.
Pedro Emídio 

Ainda não pôs “gosto” na página, do facebook: O (Meu) Café da Esquina? 


Twitter: @PeterlvKG